ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 12/1º Trim 2022

AULA EM  DE 20 MARÇO DE 2022 - LIÇÃO 12

(Revista CPAD)

Tema: As Epístolas Instruem e Formam os Cristãos

Texto Áureo: 2 Jo 1.3

INTRODUÇÃO 

Professor(a), nesta lição você deve manter a mesma orientação que já vinha seguindo. Ou seja, deve falar sobre os livros da Bíblia e sua importância para nós, e nesta lição, você falará sobre as cartas.  

- "As treze escritas por Paulo são denominadas de “paulinas”, as cartas mencionadas aqui, principalmente as de Paulo, são as que deram origem às doutrinas na Igreja, pois os Evangelhos ainda não haviam sido escritos. 

I – COMO AS EPÍSTOLAS PAULINAS NOS INSTRUEM

1. Instruções salvíficas.

- "Aos Romanos destaca-se que “o justo viverá pela fé” (Rm 1.17).", a carta aos Romanos, aprofunda nossa visão e conhecimento sobre a fé e a graça, trazendo conceitos mais profundos a respeito de salvação, como pode ser observado já no primeiro capítulo.

- "Aos Gálatas, Paulo assevera que ninguém é “justificado pelas obras da lei” (G1 2.16)", como o apóstolo Paulo escreveu inicialmente para os gálatas, é provável que naquela igreja houvesse algum problema referente a esse assunto. Nesta carta há um dos textos mais famosos sobre o fruto do Espírito e as obras da carne Gl 5.22.

- "Em 1 Coríntios ressalta-se a mensagem do “Cristo crucificado”, devido a essa mensagem na carta aos Coríntios, temos nessa carta a grande orientação acerca da ordenança da Santa Ceia, para que os irmãos entendessem o significado do corpo e do sangue do Senhor. 

 

2. Instruções a respeito de Cristo.

- "Aos Efésios, o tema é “Cristo, como cabeça – e a Igreja, o seu corpo”, é como uma aula de cristologia e eclesiologia. Embora se estude essas matérias atualmente nos seminários, as bases dessas doutrinas foram lançadas pelo apóstolo Paulo lá no início.

- "e redimida em Cristo (Ef 1.7) para a glória de Cristo (Ef 1.12).", a fim de alcançar uma aplicação prática desse conhecimento para a Igreja, o apóstolo Paulo usou uma das mais lindas metáforas para mostrar a ação do Espírito Santo, a "armadura de Deus" Ef 6.10-18.

- "A igreja está unida em Cristo, morta e ressuscitada com Cristo", outro tema para essa carta seria a "comunhão com Cristo". com a ideia de exortar os irmãos a buscar cada vez mais intimidade com o Senhor Jesus. 

 

3. Instruções sobre as últimas coisas.

- "Esses ensinos enfatizam os aspectos da vinda de Jesus. Em 1 Tessalonicenses, Paulo ensina que no retorno de Cristo", a escatologia é uma doutrina bíblica extraída de diversos livros, como Apocalipse, Daniel, 1 Coríntios e também 1 e 2 Tessalonicenses, não deve ser estudado apenas um livro isoladamente sobre escatologia.

- "“nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados” (1 Ts 4.17),", o uso do pronome pessoal "nós" indica que o apóstolo Paulo considerava o arrebatamento da Igreja para aqueles dias, isso explica o porque de muitos irmãos venderem tudo o que possuíam, para servir ao Senhor.

- "o “ Dia do Senhor” se iniciará com a manifestação do Anticristo (2 Ts 2.2,3,8).", o "dia do Senhor" é considerado como o dia em que o Senhor trás juízo sobre a terra, ou o dia do Senhor agir.

4- Instruções pastorais e pessoais.

- "As Epístolas particulares abrangem instruções de natureza prática.", são chamadas de particulares por terem sido escritas para uma única pessoa, como as epístolas escritas a Filemom, a Timóteo e a Tito. Elas contém conselhos pastorais.

- "Em vista disso, o líder deve ser apto para ensinar (1 Tm 3.2; 4.13,16).", nessa carta Paulo está ensinando um líder, e não somente isso, mas ele está ensinando um líder que prepara outros líderes.

- "Em Tito, o pastor deve contrapor os falsos ensinos (Tt 1.5,10,11)", nessas epístolas Paulo já sabia que estava chegando o momento da sua partida e por isso ele exorta o combate às heresias que começavam a crescer no meio das igrejas. Pois temia pela Igreja após a sua partida.

 

II – COMO AS EPÍSTOLAS GERAIS NOS FORMAM

1- As Epístolas de Pedro

- "que é preciso santificar-se (1 Pe 1.15), suportar os agravos (1 Pe 2.19) e alegrar-se nas aflições", essas cartas são "gerais", ou seja são para a igreja como um todo. Como eles escreveram para comunidades de crentes espalhadas, os estudiosos entenderam que o destino dessas cartas são todas às Igrejas.

- "Pedro contesta tais heresias, ratifica que Jesus é o Filho de Deus", já havia sido revelado a Pedro que surgiriam falsas doutrinas, como de fato surgiu no século IV o arianismo, uma doutrina que negava a divindade de Jesus. Paulo já estava preparando a Igreja para o que viria.

2- As Epístolas de João.

- "Explica que o salvo deve viver em comunhão com os irmãos (1 Jo 1.6,7)", o apóstolo João estava combatendo um problema muito comum ainda nos dias de hoje, a ideia de não haver necessidade de congregar numa igreja. Hoje existe um movimento chamado de "desigrejados", são pessoas que se dizem crentes, mas sem pertencer a nenhuma igreja e sem estar debaixo de qualquer liderança.

- "docetismo", o docetismo é a doutrina que nega a encarnação de Jesus, que afirma que Cristo é espiritual e não teria vindo em carne.

- "gnosticismo", o gnosticismo é um movimento que surgiu entre os primeiros crentes, que mistura a fé cristã com especulações filosóficas, com a ideia de se conhecer os mistérios ocultos acerca de Deus e do mundo espiritual.

3- As outras Gerais.

- "Ele é o Sumo-Sacerdote que por seu próprio sangue executou uma eterna redenção", como o escritor aos Hebreus está falando ao povo judeu, ele se concentra em transmitir a mensagem de que Jesus é o Messias e ensina que Ele é o nosso sumo sacerdote

- "Em Tiago, o autor esclarece que “a fé sem obras é morta” (Tg 2.26). Acentua que a fé deve ser mostrada em ações”", não somente essa passagem, mas em outras podemos notar, que Tiago ensina um evangelho de aplicação, com ideia de se praticar o que se aprende com Cristo na Palavra de Deus. Isso é mais um ensinamento muito útil para os dias atuais.

- "Em Judas, o salvo é exortado a “batalhar pela fé” (Jd 1.3). Isso por causa dos hereges infiltrados na Igreja", foi dessa ideia que surgiu a chamada "defesa da fé", que conhecemos como "apologética", é a doutrina que combate as heresias e as seitas.

III – AS EPÍSTOLAS CONTINUAM A FALAR

1- A doutrina da justificação.

- "Significa dizer que as obras humanas não podem salvar", é bom lembrar que as obras não salvam, mas são necessárias, pois demonstram a nossa fé e cumprem a ordenança de Jesus, pois se não tivéssemos obras então não haveria Igreja na terra.

2- A doutrina da santificação.

- "A doutrina da santificação implica uma vida separada do pecado", essa doutrina é um pouco mais complexa do que se pensa, pois não é somente separar-se do pecado, mas estando separado do pecado, viver em meio ao pecado. Na prática, é viver num mundo pecaminoso e não se contaminar, veja como Jesus pediu ao Pai:

"Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.", João 17:15

- "Desse modo, o crente precisa ser santificado pelo Espírito", para a santificação da pessoa, estando ela ainda no mundo, somente com a ação direta do Espírito Santo. Ninguém conseguirá sozinho viver em santidade, com as milhares de tentações que enfrentamos todos os dias.

3- A doutrina da glorificação.

- "“à medida da estatura de Cristo” (Ef 4.13).", o ser humano, ao final de sua trajetória irá se apresentar diante da face do Senhor, e ninguém poderá estar diante de Deus sem estar com o corpo glorificado.

- "a glória perdida no Éden, pelo primeiro Adão, será restaurada", desde que o ser humano foi expulso da presença de Deus, o Senhor vem se empenhando em estabelecer o Seu plano de salvação. Toda a Bíblia nos apresenta esse plano de Deus. Jesus é o tema central da Palavra, pois foi Ele quem consumou esse plano. 

CONCLUSÃO
- Leia a conclusão com a classe.
- Faça a revisão.

- Convide os alunos para a próxima aula.
- Corrija o questionário com a classe.
- Ore com a classe.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem