AULA EM 03/04 SUBSÍDIO TEOLÓGICO - Lição 1 / 2º Trim 2022


AULA EM 3 DE ABRIL DE 2022 - LIÇÃO 1

(Revista CPAD)

Tema: O SERMÃO DO MONTE: O CARÁTER DO REINO DE DEUS

 

Texto Áureo: Mt 5.11

INTRODUÇÃO 

Professor(a), esta lição procura mostrar para os alunos a importância dese sermão para os dias atuais.

- "o ensino que Jesus transmitiu no monte se destaca pela sua dimensão prática", nesse sermão podemos observar ordens de Jesus para serem praticadas no dia a dia, por isso dizemos que é um sermão de caráter prático.

- "Esses dois momentos perfazem os pilares da vida cristã", os dois momentos dentro do sermão do monte mencionados são estes: o que nos convida a nos voltarmos a Deus e o outro é o de atuar em favor do próximo; e os pilares a que o comentarista se refere é o que Jesus falou dos maiores mandamentos da Lei: amar a Deus e amar o próximo. Sendo assim cada momento está ligado a um dos pilares da vida cristã.

I – A ESTRUTURA DO SERMÃO DO MONTE

1. Por que Sermão do Monte?

- "é admissível que esse monte estivesse perto de Cafarnaum. Geograficamente", se na sala de aula da EBD não houver um mapa ou quadro para demostrar isso aos alunos, então não vai valer a pena ler essa parte.

- "No monte do sermão, nosso Senhor se assentou e ensinou aos seus discípulos.", é provável que estivessem ali bastante discípulos e não somente os doze. Dessa forma entendemos que o monte não deveria ser muito íngreme e provavelmente o Senhor utilizou o sopé do monte, ficando um pouco mais alto para poder falar.

 

2. A estrutura do Sermão do Monte.

- "O desdobramento dela envolve a genealogia de Jesus e os sete cumprimentos proféticos que aparecem nesse Evangelho:", aqui o comentarista aponta que aparece no evangelho de Mateus a menção às sete profecias acerca da vinda do Messias. Sabemos que Mateus escreveu seu evangelho para os judeus e por isso ele faz essa introdução, mostrando para seus leitores que Jesus é o Messias prometido.

- "o Sermão do Monte deve ser compreendido e valorizado a partir da autoridade e a messianidade de Jesus", ou seja, para que as pessoas possam receber as orientações do sermão do Monte, primeiro precisa entender quem é Jesus.

 

3. A quem se destina o Sermão do Monte?

- "Os ensinos do Sermão do Monte podem ser considerados os princípios esboçados por Cristo, que revelam a verdadeira característica do seu reino", pensando dessa forma, nós vamos considerar que o sermão do monte possui uma mensagem atual e eficaz para nós hoje. Se todos os crentes colocassem em prática os ensinos desse sermão, teríamos igrejas bem diferentes nos dias de hoje.

- "A princípio, podemos dizer que o Sermão do Monte foi direcionado aos discípulos (Lc 6.20), mas também à boa parte da multidão que o ouvia", desde o início notamos que era a intenção de Jesus divulgar essas características do Reino de Deus, diferente das explicações das parábolas que Jesus dava somente aos doze em particular. 

 

II – AS BEM-AVENTURANÇAS E O CARÁTER DOS FILHOS DE DEUS

1– O que são as Bem-Aventuranças?

- "makarioi, que significa “felizes”. Essa expressão trata das qualidades presentes na vida dos que dependem de Deus", essa expressão não tem o sentido de alegria ou de euforia e nem de estado emocional, mas tem o sentido de estado posicional, significa que a pessoa é feliz porque está numa posição ou em um estado em que outros não estão.

- "as bem-aventuranças são o resultado da fidelidade do crente a Deus", podemos dizer que são resultados para essa vida, isto é, são para serem desfrutados no tempo presente. Na vida com Deus, temos promessas para o porvir e promessas para os nossos dias na terra e as bem aventuranças tratam de resultados para a vida antes do arrebatamento ou da morte.

2- O Reino de Deus e seu caráter.

- "Na Bíblia, o Reino de Deus é comparado a uma semente, a qual se desenvolve ao longo do tempo", ou seja, assim como a semente inicialmente é só um caroço oculto na terra, e depois se torna uma árvore, também o Reino tem uma primeira faze oculta (a Igreja hoje no mundo) e depois terá uma fase onde será reconhecido em todo o mundo.

- "de modo que podemos falar a respeito de um Reino presente (Mt 5.3; 12.28; 19.14) e de um futuro", o Reino presente é esse em que vivemos na Igreja e no coração, que é como uma semente e o futuro será o Reino de fato, onde começará com o milênio e depois a eternidade. 

- "Igreja: a expressão do Reino de Deus. Constituída de pessoas com o coração regenerado é transformado", os três primeiros conceitos de Reino apresentados nas letras a, b e c, se referem ao Reino que ainda não é manifesto, aquele que Jesus testificou a Pilatos, dizendo:

"Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.", Jo 18.36

Já o conceito que é passado na letra "d" se refere ao Reino de fato que será estabelecido primeiro no mundo e depois na glória.

3- Os súditos do Reino de Deus.

- "1) O quebrantamento;

2) O choro;

3) A mansidão;

4) A retidão (justiça);

5) A misericórdia;

6) A pureza;

7) A pacificação;"

Professor(a), é interessante explicar cada um dessas características dos servos do Reino de Cristo, deixo um ponto de partida pra você: 

1) O quebrantamento; aquele que tem o coração contrito diante de Deus, chamados de "pobres de espírito".

2) O choro; aquele sofre pelo Reino de Deus.

3) A mansidão; aquele que não busca contendas.

4) A retidão (justiça); aquele que foge de tudo que não é reto diante de Deus.

5) A misericórdia; aquele que libera o perdão ao invés da vingança.

6) A pureza; aquele busca a santificação.

7) A pacificação; aquele que tenta acalmar os ânimos, evitando as lutas.

- "A perseguição por causa dos valores do Reino", hoje alguns crentes se entristecem diante da perseguição, mas quando alguém está sendo perseguido por causa do Evangelho, então é um sinal de que está fazendo o certo.

III- SOMOS BEM-AVENTURADOS

1- A beatitude na vida dos salvos.

...

2- A prova de que o cristão é bem-aventurado.

- "entra numa nova dimensão espiritual e vive a bondade de Deus", convém lembrar que para cada uma das beatitudes mencionadas nesse sermão, Jesus afirmou que o crente receberia um prêmio a ser desfrutado nessa vida e na próxima. Vale a pena mencionar cada um desses prêmios, por exemplo: quem pacifica será chamado filho de Deus, esse é um prêmio maravilhoso.

- "dinheiro , ambição e poder", essas são as coisas que o homem moderno deseja, e podemos acrescentar outras: a fama, os prazeres carnais e os bens materiais.

CONCLUSÃO

- Leia a conclusão com a classe.

- Faça a revisão.

- Corrija o questionário com a classe.

- Ore com a classe e convide para a próxima aula.

Pr Delmir Monteiro

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem