CPAD SUBSÍDIO - Lição 11/1º Trim 2022



AULA EM  DE 13 MARÇO DE 2022 - LIÇÃO 11
(Revista CPAD)

Tema: Lucas – Atos: O Modelo Pentecostal para Hoje
Texto Áureo: Ap 2.4

INTRODUÇÃO 

 

 
Professor(a), nesta lição você deve enfocar o poder do Espírito Santo e sua atuação no evangelho de Lucas.
- "Lucas-Atos são dois volumes de autoria do médico amado (Cl 4.14).", Lucas andou com Paulo no seu ministério e após serem escritos os livros de Marcos e Mateus, então Lucas resolveu reunir informações e testemunhos acerca dos fatos e assim escreveu o 3º Evangelho, devido a sua busca por relatos de testemunhas oculares, o seu livro é carregado de detalhes. Lucas era médico, e talvez por isso, somente ele narra o fato de Jesus ter suado gotas de sangue, provavelmente porque ele entendia do fenômeno.

 
- "Desde os Pentecostes, o derramar do Espírito Santo permanece como modelo para a Igreja", na igreja primitiva era comum as línguas estranhas, e a manifestação de dons, mas após o reconhecimento da igreja cristã como religião oficial do estado romano, não se tem mais notícias dessas manifestações pentecostais. Após a Reforma com Lutero a Igreja se levanta ainda sem essas manifestações, e com a explosão da fé protestante na Europa teve-se poucas informações de operações de maravilhas, porém no ano de 1906 com William Joseph Seymour surgiu em Los Angeles nos Estados Unidos um avivamento pentecostal, onde houve um retorno das línguas estranhas e operações de maravilhas por meio dos dons espirituais e a partir daí se espalhou para o mundo.

 

I – O EVANGELHO DE LUCAS: O ESPÍRITO SANTO NO MINISTÉRIO DE CRISTO

1. O Espírito Santo no Evangelho.
- "O evangelista enfatiza o papel do Espírito", Lucas cessa ocasião estava acompanhando o apóstolo Paulo no ministério e estava vendo a atuação do Espírito Santo diariamente na vida dos irmãos que faziam aquela obra com Paulo. Com certeza essa atuação do Espírito influenciou o enfoque que Lucas deu na Evangelho.
- "O Evangelho ainda ressalta o poder de Cristo em batizar no Espírito Santo", aqui há várias referências da atuação do Espírito no Evangelho de Lucas, o professor(a) pode uma delas e dar uma explicação mais aprofundada. Esta última referência que separamos, faz menção da ação de Jesus em batizar com o Espírito, isso se cumpre primeiramente no dia de pentecostes.   
 
2. O Espírito Santo e o batismo de Cristo.
- "a voz que o identificava como Filho de Deus tinham como propósito marcar o início do ministério público de Jesus", alguns chegaram a acreditar que Jesus recebeu o título de Filho de Deus no batismo nas águas, outros acreditam que Ele recebe a sua missão nesse batismo, mas a verdade é que Ele já tinha a consciência de quem era e o que tinha que fazer.

3. O Espírito Santo e a tentação de Cristo.
- "Jesus foi impelido pelo Espírito ao deserto", notamos aqui a ação do Espírito Santo na vida de Jesus. O fato é que Jesus havia deixado a sua glória e por isso Ele dependia desse agir do Espírito, por isso vemos Jesus constantemente orando e buscando.
- "A vitória do Senhor sobre a tentação demonstra que Ele estava capacitado para cumprir o seu ministério.", no final do ministério terreno, Jesus seria morto pelos pecados da humanidade, e somente alguém que venceu o pecado pode libertar outros das correntes do pecado. 

4- O Espírito Santo e a missão de Cristo.
...

II – ATOS DOS APÓSTOLOS: O ESPÍRITO SANTO NO MINISTÉRIO DA IGREJA

1- O Espírito Santo em Atos.
- "Após o Senhor ter sido elevado aos céus, o livro de Atos dá prosseguimento a essa narrativa", o livro de Atos é na verdade, uma continuação de Lucas, é como se fosse o mesmo livro em dois volumes.
- "o derramamento do Espírito era a capacitação necessária para a evangelização dos povos", o fato é que, após o batismo com o Espírito Santo, a pessoa recebe dons espirituais e por isso passa a anunciar a Cristo com mais ousadia e mais habilidades.
- "Relata que cerca de 120 discípulos voltaram a Jerusalém e, em oração", é provável que o grupo fosse maior, pois foram quase 500 irmãos que viram Jesus ressuscitado 1 Co 15.6, mas devido as perseguições e por não haver ainda a atuação do Espírito Santo operando milagres e curas, então o grupo se reduziu para 120.  

2- A promessa cumprida no Pentecostes.
- "Cristo a ratificou como sendo “a promessa do Pai” (At 1.4).", aqui está dizendo que Cristo confirmou em Atos 1.4, mas nas Suas Palavras Jesus não cita o profeta Joel, provavelmente o Senhor Jesus já havia falado anteriormente com os apóstolos sobre isso.
- "Sinais sobrenaturais marcaram o advento do Espírito Santo", foi a falta desses sinais que fez com que muitos deixassem de a congregação dos apóstolos antes do derramamento do Espírito Santo. A falta de sinais e maravilhas faz com que muitos se enfraqueçam, pois não possuem maturidade.
- "a partir do Pentecostes, os discípulos começaram a pregar pelo poder do Espírito", o próprio caso de Pedro pode ser mencionado, pois ele que havia negado a Jesus, após o batismo com o Espírito Santo se levantou e falou com grande autoridade. 

3- A expansão da Igreja Primitiva.
- "Após a cura do coxo à porta do Templo, e a ministração da Palavra, quase 5.000 se renderam", foi o poder da Palavra anunciada e a confirmação desse poder com milagres e prodígios que promoveu o rápido crescimento da Igreja, é possível pregar sem esse mover pentecostal, como podemos observar pelos batistas tradicionais e presbiterianos, mas a manifestação dos dons e dos sinais do Espírito Santo tornam a pregação mais eficaz.
- "Paulo, cheio do Espírito, alvoroçou o mundo", a título de conhecimento, o trabalho de Paulo foi um trabalho de expansão da Igreja para regiões e culturas diferentes, por isso a ação do Espírito Santo precisou ser mais presente como direcionador, como podemos observar em Atos:
"E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu.", At 16.7

III – UM MODELO PENTECOSTAL PARA A IGREJA DE NOSSOS DIAS

1- O revestimento de poder do alto.
- "A experiência pode ocorrer junto ou após a regeneração (At 8.15-17; 10.44-46).", no entanto ouvimos alguns testemunhos de pessoas que afirmam terem sido batizados antes de se converterem, sobre isso, convém lembrar que em certas ocasiões o Espírito usa também o que ainda não se converteu, como usava no Antigo Testamento (por porções) somente para uma obra específica, pois Deus usa quem ele quer, assim como usou Sansão, estando ele em pecado.
- "Todo salvo em Jesus recebe o Espírito Santo na conversão", por isso podemos afirmar com certeza que nossos irmãos da Batista e da Presbiteriana possuem o Espírito Santo e fazem a obra de Deus.
- "significa o recebimento de poder espiritual para realizar a obra da expansão do Evangelho", de fato, aqueles que recebem o poder do batismo com o Espírito Santo, anunciam com mais ousadia e vão em lugares que nem todos se agradam de ir.

2- As línguas como evidência inicial.
- "A palavra “glossolalia” , de origem grega, indica que as “línguas” concedidas pelo Espírito podem ser humanas ou celestiais", há muita discussões sobre esse assunto, se as línguas são somente humanas ou humanas e celestiais, isso porque não aparece no Novo Testamento nada que demonstre que não entendiam o que era dito, apenas pelo entendimento do significado da palavra "glossolalia" usada para se referir às línguas.
- "Assim sendo, o “falar em línguas” é a evidência inicial do Batismo no Espírito Santo", As Assembleias de Deus consideram as línguas estranhas como sendo também celestiais e por isso, muitas vezes não compreendidas pelos homens.

3- A plenitude do Espírito Santo.
- "A experiência pentecostal não ficou restrita ao tempo dos Apóstolos (At 2.39).", essa afirmação contesta o que defende os tradicionais, que afirmam que a manifestação dos dons e o batismo no Espírito Santo foi somente para o período da Igreja Primitiva. Nós acreditamos que a efusão é permanente até a volta de Cristo, pois a promessa feita por meio do profeta Joel não demonstra ser uma promessa temporária.
 
- "A plenitude abrange o “fruto do Espírito” (G1 5.22)", o fruto do Espírito está ligado à salvação, ou seja, seria o que o crente produz tendo o Espírito Santo habitando em seu interior. Todo crente que é batizado com o Espírito Santo deveria demonstrar esse fruto, mas na realidade alguns que manifestam os dons espirituais se acomodam e deixam de manifestar os frutos do Espírito em sua vida e por isso temos milhares de escândalos no meio pentecostal. 

CONCLUSÃO
- Leia a conclusão com a classe.
- Faça a revisão.- Convide os alunos para a próxima aula.
- Corrija o questionário com a classe.
- Ore com a classe.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem