SUBSÍDIO - Lição 10/1º Trim 2022AULA EM  DE 06 MARÇO DE 2022 - LIÇÃO 10


Tema: As Profecias despertam e trazem Esperança

Texto Áureo: Ap 1.3

INTRODUÇÃO 

Professor(a), nesta lição você falará do caráter dos livros proféticos e de suas características, dificuldades e aplicação.

"A designação serve para diferenciar o tamanho dos livros e não o grau de importância de seus autores", ao que parece, no tempo da igreja primitiva já existia essa diferenciação entre esses conjuntos de livros, porém não utilizavam a nomenclatura "maiores e menores".

"Já os outros doze, de Oséias a Malaquias, são os Profetas Menores.", embora esses livros sejam proféticos, não devem ser estudados somente como proféticos, pois também trazem registros da vontade de Deus, do contexto da nação e até mesmo registros históricos, como por exemplo, o profeta Joel relata uma praga de gafanhotos que provavelmente ocorreu naquele período. 

"O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu.", Jl 1.4

 

I – OS PROFETAS MAIORES

1. Os profetas e a profecia.

"Os profetas tinham acesso à presença dos reis", em muitas ocasiões, os profetas eram considerados 2º na hierarquia do reino, mas isso não foi com todos os reis, pois não era assim principalmente com os últimos reis que antecederam o cativeiro.

"descrição antecipada da vontade de Deus, quer com referência ao passado, quer do presente ou futuro”, por essa definição do dicionário Vine, podemos entender que o profeta nem sempre falará do futuro. Pode acontecer em um culto da atualidade, se levantar um profeta e falar de algo que está acontecendo no momento dentro da congregação.

- "A Bíblia registra que Deus falou muitas vezes e de várias maneiras por meio dos profetas (Hb 1.1).", convém lembrar que nesta mesma passagem é dito que, nestes últimos dias Deus tem falado pelo Filho, creio que por isso não exista mais os profetas que falem para as nações como existia no AT, apenas temos os profetas que falam para as igrejas. (ou há pouquíssimas ocorrências).

 

2. Os profetas Isaías e Jeremias.

- "Isaías denunciou a rebeldia do povo, e apontou o cativeiro como juízo divino", Deus falava não somente aos reis, mas também ao povo, por isso suas profecias podem usadas para ensino sobre o caráter de Deus e sua obra nos dias de hoje.

- "profetizou a respeito de Cristo, tal como seu nascimento de uma virgem (Is 7.14)", Isaías foi o maior profeta messiânico, pois foi o que mais falou acerca do Messias e de sua obra. O livro de Isaias é muito usado para estudos de cristologia. 

"Nas Lamentações, temos o registro do clamor de Judá pelo perdão divino", Jeremias escreve suas profecias e o livro de Lamentações que faz memória ao cativeiro. Inclusive o livro de Lamentações é um dos cinco rolos lidos tradicionalmente na festa de Tishá BeAv (memória da destruição do Templo).

3. Os profetas Ezequiel e Daniel.

...

II – OS PROFETAS MENORES

1. Os profetas do Reino do Norte.

- "Contudo, Deus reprovava as ações do povo, tais como: suborno, corrupção e injustiça (Am 2.6-8; 5.11)", Amós ensina que não se pode ligar a prosperidade que alguém passa com a aprovação de Deus. Se uma pessoa ou ministério está tendo sucesso, não significa que Deus está aprovando a conduta.

"Oséias condenou a infidelidade de Israel, que como uma meretriz, traiu e abandonou o Senhor", foi uma das profecias mais difíceis de ser ministradas na Bíblia, pois o Senhor fez Oseias se casar com uma prostituta para poder profetizar. 

"E o SENHOR me disse: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo, contudo adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses, e amem os bolos de uvas.", Os 3.1

Diferente de muitos supostos profetas que existem hoje, os profetas do AT, profetizavam com a vida e não somente com as palavras.

2- Os profetas Pré-exílio.

-“Todas as profecias abordam o juízo, mas enfatizam a misericórdia divina em prover o livramento.”, as profecias também ajudam a promover no coração do povo a esperança, ao anunciar a restauração da nação, as profecias não são somente de juízo, mas o Senhor se preocupou também em dar esperanças ao coração do Seu povo.

3- Os profetas Pós-exílio.

- “Ageu, que persuadiu o povo a reconstruir o Templo (Ag 1.2-6)”, as profecias de Ageu acorreram num momento em que o povo havia deixado de reconstruir o Templo, veja:

"Então cessou a obra da casa de Deus, que estava em Jerusalém; e cessou até ao ano segundo do reinado de Dario, rei da Pérsia."  Es 4.24, nessa ocasião relatada por Esdras, os profetas Ageu e Zacarias estavam presentes, e então Ageu profetizou para exortar o povo a recomeçar o trabalho que havia parado, com a promessa da glória da última casa.

- “Zacarias, que animou o povo e Zorobabel a concluírem o Templo”, embora o profeta Zacarias tenha falado também ao povo, ele se concentrou sobre a liderança:

"Porque, quem despreza o dia das coisas pequenas? Pois esses se alegrarão, vendo o prumo na mão de Zorobabel; esses são os sete olhos do Senhor, que percorrem por toda a terra.", Zc 4.10

"E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.", Zc 3.1

4- Os demais profetas.

- "Contudo, 150 anos depois, Naum profetizou a condenação de Nínive", a destruição total de Nínive aconteceu no ano 612 a.C. pelos medos e babilônios, e a cidade ficou desocupada por séculos e soterrada. As ruínas da antiga Nínive foram encontradas onde hoje está a cidade de Mossul no Iraque.

III – O LIVRO DO APOCALIPSE

1- Autoria, propósito e destinatários.

- "Wycliffe assevera que o termo grego apokalypsis significa “revelação especial de Deus ao homem em Jesus Cristo”, embora saibamos que Apocalipse é a revelação das últimas coisas que estão para acontecer e foi o Senhor Jesus quem mostrou tudo a João, podemos acrescentar que também será a revelação final de Deus à humanidade, pois menciona a vinda em glória do Senhor Jesus. Ap 1.7 Nesta ocasião acabará o ateísmo, pois o Senhor se mostrará à humanidade.

"Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.", Ap 1.7

- "Os destinatários são identificados pelas cidades das sete Igrejas da Ásia Menor", hoje o local das sete igrejas da Ásia é a Turquia. Ao que parece as sete igrejas não receberam somente as cartas que o Senhor mandou entregar aos anjos das sete igrejas, mas sim todo o conteúdo do livro. Depois o livro passou a ser distribuído para todas as igrejas cristãs.

2- Uma mensagem de esperança.

- "No presente, todos devem guardar as palavras da profecia (Ap 1.3,22.14)", tem sido cada vez mais raras as pregações sobre Apocalipse, isso porque muitos pregadores não se sentem seguros em falar de escatologia, pois não é um tema fácil. E também pela tendência nas igrejas em se apreciar mais as mensagens de auto ajuda e triunfalismo, mas a orientação é clara, não podemos deixar de pregar sobre esses temas.

"No futuro, irá se cumprir a esperança da volta de Jesus (Ap 1.7).", a maior promessa do AT testamento era a vinda do Messias, o nosso Senhor Jesus, e também no NT a maior promessa é de novo, vinda do Senhor Jesus, a qual chamamos de a "Segunda Vinda".

CONCLUSÃO

- Leia a conclusão com a classe.

- Faça a revisão.- Convide os alunos para a próxima aula.

- Corrija o questionário com a classe.

- Ore com a classe.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem