Subsídio Teológico Para Professores


AULA EM  DE 13 FEVEREIRO DE 2022 - LIÇÃO 7

(Revista CPAD)

Tema: A Bíblia Transforma Pessoas

Texto Áureo: Hb 4.12

INTRODUÇÃO 

Professor(a), nesta lição o foco é mostrar o efeito da Palavra de Deus na vida das pessoas e como se processa o seu poder no ser humano. 

- "A Bíblia é de origem divina. Seu autor é o único Deus vivo e verdadeiro", o ser humano foi o canal, mas o autor da Bíblia é o Senhor, Ele usou diversos autores humanos, mas podemos observar nas Escrituras, uma concordância divina, como se apenas um autor a tivesse escrito, e obviamente sabemos que Deus é esse autor.

- "transpassa o interior do ser humano; tal qual uma espada", quer dizer que a Bíblia revela quem é o ser humano de verdade, ou seja, um ser pecador, miserável, dependente de Deus e que não passa de pó e cinza. A Bíblia também descortina a intenção do coração humano.

 

I - A BÍBLIA É A PALAVRA VIVA DE DEUS

1. A Palavra de Deus é viva e eficaz.

- "O autor aos Hebreus faz um alerta para os cristãos não cometerem o mesmo erro", fazendo a comparação da terra prometida com o céu para onde vamos, então todos os que não obedecerem a Palavra, assim como os hebreus no deserto vão ficar aqui, assim como eles ficaram no deserto.

- "a Palavra é igualmente eficaz, isto é, opera a vontade de Deus, jamais volta vazia", é possível pregar para alguém e essa pessoa não receber a Palavra de Deus? Sim, é possível, aliás, acontece muito hoje em dia. Nesse caso, poderíamos dizer que a Palavra voltou vazia? Obviamente que não! Pois a pessoa que ouviu a Palavra e não a recebeu, adquiriu pelo menos, a condenação para sua vida, porque agora é conhecedor da verdade. 

 

2. A Palavra de Deus é espada penetrante.

- "O uso figurado da espada de dois gumes simboliza que a Palavra de Deus é tão bem afiada, que nada existe que ela", alguns pregadores usam essa metáfora para falar outras coisas, alguns afirmam que a Palavra é uma espada de dois gumes, porque corta para o povo e também para o ministro que a prega. Outros afirmam que os "dois gumes" se refere a ação da Palavra no campo natural e sobrenatural. Porém essas afirmações são da cabeça de pregadores sensacionalistas, na verdade o autor apenas afirma que a palavra age profundamente, assim como a espada de dois gumes age..

 

3. A Palavra de Deus é apta para discernir.

- "Os pecados escondidos são revelados, a hipocrisia e a rebeldia são desmascaradas.", não significa que esses pecados e sentimentos são revelados ao público, o que quer dizer é que a pessoa ao ler a Palavra, lhe será mostrada todas essas mazelas da sua própria alma, e ela poderá cair em si e se concertar com Deus.

- "Porém, se o endurecemos tal qual os israelitas no deserto, a Palavra nos julgará", sendo assim, a Palavra sempre vai produzir algo, se ou salvação, ou condenação, mas jamais retornará vazia.

II - A BÍBLIA ANULA OS CONSELHOS DO MUNDO

1. As armas da nossa milícia.

- "as armas da nossa milícia não são carnais", milícia aqui, significa luta, e carnais aqui tem o sentido de "humano, físico", quer dizer que as armas da nossa luta não são humanas.

- "métodos dos humanos, tais como, subterfúgio, conchavos, ameaças, calúnias e/ou difamações", essas são armas pelas quais os homens sem Deus lutam entre si. Mas o povo de Deus não pode se valer dessas armas. Um exemplo onde se utiliza essas armas é nos "reality shows" onde alguns crentes abobalhados e já com pouca chance de terem o Espírito Santo, assistem alegres os participantes do reality fazendo uso dessas armas carnais.

2. A destruição das fortalezas.

3. A destruição dos falsos argumentos.

- "São premissas falsas usadas para afastar as pessoas da verdade", uma dessas premissas falsas que se ouve muito hoje em dia, é a de que a verdade é circunstancial, ou seja, depende das circunstâncias que envolve a situação. Dessa forma, se alguém ver um bebê e falar: É menino! Alguém poderá dizer: Isso depende.

4. A destruição de toda a altivez.

- "A altivez se refere a toda conduta que serve de oposição para a fé em Deus", a altivez é um sentimento que surgiu primeiro no coração de Satanás e o ser humano pode manifestar a altives tendo o coração soberbo, mas aqui na lição a "altivez" se refere a oposição contra a fé. Aqui o comentarista aponta alguns sentimentos que compõem essa altivez: "rebeldia", esse é um sentimento que vai totalmente contra a Deus, quando alguém é rebelde, está manifestando uma atitude satânica. "jactância" é o sentimento de arrogância e orgulho que a pessoa sem Cristo pode desenvolver.

III – A BÍBLIA NOS TORNA HUMILDES

1. Deus aborrece a soberba.

- "Quando nos achegamos a Deus, Ele se achega a nós", essa passagem fala de ação e reação, ou seja, Deus fez uma ação e nós devemos ter uma reação a isso. Quando damos um passo na direção de Deus, Ele reage, dando uns dez passos em nossa direção. Sendo que a primeira ação foi de Deus em procurar salvar o ser humano, e agora precisamos ter uma reação a essa salvação.

- "e nos agracia com a verdadeira “ sabedoria que vem do alto”, é a sabedoria espiritual, que nos faz entender as coisas espirituais. Essa sabedoria é semelhante a do profeta Daniel que se tornou conhecedor das coisas sobrenaturais.

2. Cristo é nosso exemplo de humildade.

- "Na ocasião, Ele disse que devemos aplicar esse mesmo princípio em nosso viver", o princípio que está sendo mencionado aqui é o do cuidado uns com os outros. Jesus mostrou que, assim como Ele estava cuidando deles, eles também deveriam cuidar entre si. Essa ordenança passou para nós, pois devemos cuidar dos nossos irmãos em Cristo.

3. A humildade é uma virtude cristã.

- "Ser humilde significa comportar-se com modéstia e reconhecer as próprias fraquezas", a humildade é como um dogma cristão, pois quando imaginamos um crente, uma das primeiras virtudes que nos vem à cabeça é a humildade, até os ímpios pensam nos cristãos como sendo humildes.

- "quer dizer que uma pessoa que não foi purificada pela Palavra de Deus, não pode ser verdadeiramente humilde", há aqueles que criam máscaras de humildade, pois amam ser apresentados como servos de Deus verdadeiros, e para isso, precisam manter uma pose de humilde, mas em um dado momento na caminhada essa máscara acaba caindo.

CONCLUSÃO

- Faça a revisão.- Convide os alunos para a próxima aula.

- Corrija o questionário com a classe.

- Ore com a classe.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem