AULA EM DE 20 FEVEREIRO DE 2022 - LIÇÃO 8(Revista CPAD)

Tema: A Lei e os Evangelhos revelam Jesus
Texto Áureo: Dt 6.4

INTRODUÇÃO 
Professor(a), nesta lição o foco é mostrar como o Antigo Testamento revela Jesus e qual o efeito disso hoje.
- "Os preceitos e as narrativas da Lei têm aplicações nos Evangelhos.", A Lei foi dada no Antigo Testamento, onde nós temos a aliança da Lei, entregue no monte Sinai e tendo como mediador Moisés. Já os Evangelhos estão no chamado Tempo da Graça, onde temos a Aliança do Sangue, dada no monte do Calvário e tendo como mediador Jesus Cristo.
 
I – O PENTATEUCO: A LEI DE DEUS

1. Os cinco livros da Lei.
- "Trata-se do conjunto formado pelos cinco primeiros livros do Antigo Testamento:", convém lembrar que esses cinco livros foram escritos por Moisés no período da travessia pelo deserto, o livro de Gênesis é o único que Moisés não vivenciou, pois os fatos que ele escreveu foram dodos pela tradição oral ou por revelação. 
- "A totalidade do Pentateuco é identificada, nas páginas da Bíblia Sagrada, como a “Lei”, quer dizer que os cinco primeiros livros da Bíblia são a Lei, sabemos, porém que a Lei foi dada a Moisés a partir de Êxodo, mas em Gênesis já temos uma amostra de alguns preceitos, como é o caso do dízimo e dos sacrifícios. 
 
2. A grandeza da Lei.
- "morais, que possuem validade permanente para todos os povos", essas são as leis que regulamentam a nossa existência como pessoa. São leis que estão na nossa consciência, sejam escritas ou não. Por exemplo: Quando Deus mandou: "crescei e multiplicai" Gn 9.7, essa é uma lei morar que diz respeito à multiplicação e preservação da espécie humana.
- "a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom", embora a Lei tenha trazido a condenação ao ser humano, ela não pode ser classificada como ruim, pois ela é boa, por ter dado ao ser humano a devida orientação do que é certo e errado. 
 - "pois nela, Deus esboça o plano da redenção humana em Cristo", Jesus é o cumprimento da Lei. Quando o Mestre afirma: "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.", Mt 5:17, significa que Ele veio dar o cumprimento ao que estava previsto sobre ele na Lei e não que Ele veio cumprir rituais legalistas.
 
3. A Lei e a fé cristã.
- "la foi dada para revelar o pecado e demonstrar a necessidade da graça", para que o ser humano pudesse receber a graça, ele precisava estar condenado de alguma forma, se não fosse a Lei, que condenou o ser humano, não haveria necessidade da graça.
- "Cristo, o único sem pecado, cumpriu a Lei, e inaugurou a dispensação da graça", somente alguém sem pecado poderia dar vitória sobre o pecado. A dispensação da graça estabelece o pagamento da dívida com Deus pela graça de Cristo e o início de uma dívida de consciência com o Senhor

II – OS EVANGELHOS: A MENSAGEM DE CRISTO

1. O conceito de Evangelho.
- "são chamados de “sinóticos” porque são semelhantes entre si", essa semelhança ocorreu devido ao fato de serem originados de uma mesma fonte, e as diferenças estão nos pontos de vista, de cada narrador.
- "O quarto Evangelho, João, tem peculiaridades próprias e enfatiza o ministério de Cristo na Judéia", parece que João não usa as mesmas fontes que os outros Evangelhos, mas ele fala de coisas que vivenciou na prática, por isso, a narrativa é tão diferente.

2. A mensagem do Reino de Deus.
- "Os Evangelhos indicam que as profecias messiânicas se cumpriram em Cristo", essa era a pregação da Igreja primitiva, pois quando lemos a pregação de Pedro e de Estêvão, observamos o esforço em apresentar Jesus como o Messias prometido, por isso quando foram escritos os Evangelhos, seguiu-se esse mesmo esforço.

 
- "O Reino aponta para a soberania de Deus sobre todas as coisas, no presente", por enquanto o Reino de Jesus, não é daqui, por isso hoje só temos aqui os ministros do Senhor, que são os crentes. Mas vai chegar o momento em que o Senhor estabelecerá o Seu Reino nessa terra, o Milênio. 

3. A mensagem da Salvação.
- "João esclarece que Ele é o Salvador do mundo", de todas as afirmações colocadas aqui, essa de João é a que melhor esclarece o grande propósito de Deus. O Senhor deseja salvar a humanidade. Deus quer dar a oportunidade ao mundo para se reconciliar com Ele. Esse foi o motivo pelo qual Jesus veio ao mundo.

III – UMA MENSAGEM TRANSFORMADORA

1. A transformação do caráter.
- "Esses princípios também são aplicados nos Evangelhos (Mc 10.19), exceto a guarda do sábado", embora a guarda do sábado não permaneceu como princípio a ser aplicado, o motivo pelo qual Deus deu esse mandamento permanece, "se lembrar da obra Senhor" Êx 20.11, sendo assim, da mesma forma que o Judeu tinha o sábado para a memória, os cristãos têm todos os dias da semana para se lembrar da obra da cruz. Dessa forma, a guarda do sábado perde o seu efeito para os cristãos.
- "Por meio da ação do Espírito Santo, e da obediência ao Evangelho, o homem pode compartilhar a natureza do caráter de Deus", existem atributos de Deus que são comunicáveis ao ser humano, ou seja, o ser humano pode adquirir do Senhor, o caráter de Deus é um deles. E é o Espírito o responsável por fazer essa comunicação.

2. A restauração da família.
- "infidelidade", quando o Senhor Jesus deixou essa opção, Ele afirmou que Moisés havia permitido repudiar a esposa por causa do coração duro dos homens. Ao que parece a permissão para os casos de infidelidade segue essa mesma premissa, "a dureza do coração". Jesus sabia que aquele que fosse traído dificilmente conseguiria esquecer e ter a relação de volta como era antes. 
- "E, mesmo nas situações de traição e abandono, a mensagem cristã apresenta o perdão e a reconciliação como atitudes preferíveis", o caso em que o cônjuge que traído decide perdoar, é excelente para a família, pois evita muitas complicações dentro do lar, e porque Deus ama o perdão e odeia o divórcio Ml 2.16.  

3. A regeneração da sociedade.

CONCLUSÃO
- "A função da Lei era transitória; ela revela o pecado", a lei é como um preparo para o advento da graça de Deus. A Lei faz a graça ter eficácia sobre o ser humano, porque estando o ser humano condenado pelo pecado, a graça divina passa a ter mais efeito.
- Faça a revisão.- Convide os alunos para a próxima aula.
- Corrija o questionário com a classe.
- Ore com a classe. 
 
 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem