𝐀𝐒 𝐂𝐎𝐌𝐏𝐀𝐑𝐀ÇÕ𝐄𝐒 𝐄𝐍𝐓𝐑𝐄 𝐒𝐀𝐌𝐔𝐄𝐋 𝐄 𝐄𝐋𝐈: 𝐔𝐌𝐀 𝐈𝐍𝐉𝐔𝐒𝐓𝐈Ç𝐀, 𝐔𝐌 𝐏𝐀𝐑𝐀𝐃𝐎𝐗𝐎 𝐎𝐔 𝐔𝐌 𝐅𝐀𝐓𝐎?
Muitos estão achando injusto comparar a imagem de Samuel com a de Eli, pois para Eli o texto Bíblico emite Juízo sobre sua omissão (1 Sm 3:13); o mesmo não ocorre com Samuel. O texto Bíblico apenas declara que “os filhos de Samuel não seguiram o caminho do pai” (1 Sm 8:3,5). Mas é impossível dissociar esses dois personagens nessa questão, pois, foi a falha dos filhos de Eli que levou a eleição de Samuel como profeta e Juíz (1 Sm 3). O texto de 1 Sm 1 – 7 é construído de tal forma que a rejeição da casa de Eli, devido aos pecados de Hofni e Finéias e a omissão do próprio Eli, implicou na escolha divina de Samuel como profeta e Juiz. E o mesmo texto diz, em 1 Sm 8:1-3, que, anos depois, os filhos de Samuel falharam da mesma forma. Isso é paradoxal, não há como dissociar Samuel e Eli. Não há como passar um pano ou fechar os olhos para o tamanho paradoxo; o autor do texto Bíblico não omitiu o fato! Os filhos de Samuel falharam da mesma forma que os filhos de Eli! Talvez o autor da lição tenha exagerado ao colocar a responsabilidade da falha de Joel e Abias na conta de Samuel, como colocou as falhas de Hofni e Finéias na conta da omissão de Eli.
Eli errou por não punir seus filhos; mas será que Samuel também não tenha falhado pelo simples fato de não ser um pai presente? Pois, o texto Bíblico declara que Samuel passou a vida viajando pelo território de Israel (1 Sm 7:15-17). E não é exatamente esse o propósito da lição, comentar como a presença ativa e efetiva dos pais na vida dos filhos influencia na formação deles. Mas muitos estão argumentando que o texto Bíblico não emite sentenças criticando a postura de Samuel. Todavia o texto também não declara a isenção de Samuel, o texto limita-se a afirmar que “os seus filhos não andaram segundo o caminho dele”. Ou seja, o texto afirma só a integridade moral de Samuel, não fazendo nenhuma afirmação sobre o modo que Samuel criou seus filhos (nem bem nem mal). Mas é interessante notar que a mesma coisa vai acontecer com Davi no caso do Estupro de Tamar por Amnon e no Assassinato de Amnon por Absalão. No caso de Davi, vemos que o texto também se limita a afirmar que “a ira de Davi se ascendeu” (1 Sm 13:21); porém Davi não agiu com a autoridade de pai em ambos os casos. Eles apenas se irou. Ele até sentiu saudades e chorou por Absalão (1 Sm 13:39), mas o texto Bíblico também não comenta sua responsabilidade (por omissão no caso). Ou seja, nós leitores da Bíblia concluímos que Davi errou em não tomar uma atitude enérgica desde primeiro incidente em família, isso é uma conclusão lógica. Porém, o texto Bíblico não emite opinião contra Davi. Então, baseado nesse fato, muitos vão alegar que a narrativa do autor de 1º Samuel, em muitos casos, deixa a critério do leitor jugar os fatos; principalmente relacionados a grandes homens de Deus.
O fato é que, na lição 8, estudaremos a importância da paternidade na vida dos filhos. Concordando ou não com a comparação do autor da lição entre Samuel e Eli, é importante destacar esse fato. Lembremos também que há outras personagens que falharam na criação de seus filhos, sejam por omissão ou por não serem presentes; Davi é um desses exemplos.