SUBSÍDIO TEOLÓGICO - Lição 6/1º Trim 2022

AULA EM  DE 6 FEVEREIRO DE 2022 - LIÇÃO 6

(Revista CPAD)

Tema: A Bíblia como um Guia para a Vida

Texto Áureo: Sl 119.105

INTRODUÇÃO 

Professor(a), nesta lição você demonstrará a necessidade em se aplicar a Palavra de Deus na vida do leitor, poderá a título de acréscimo, demonstrar alguns ensinos bíblicos na prática. 

- "A Bíblia, quando obedecida, torna-se um verdadeiro guia para o viver cristão.", ou seja, quando ela é vivida, quando é aplicada na vida da pessoa. Pois a Bíblia não pode ser somente para fonte de conhecimento, mas principalmente para aplicação.

- "Tiago assevera que a Palavra de Deus transforma a nossa natureza", claro que isso só acontece para aqueles que buscam isso na Palavra de Deus, para os que não buscam Deus na Bíblia, ela será somente um livro.

 

I - A BÍBLIA É UM ALICERCE PARA A VIDA 

1. A Palavra de Deus é alicerce.

- "Nesta ilustração de Jesus, a casa simboliza a vida.", dessa forma, quando se fala que a casa não é derrubada com a tempestade, por estar sobre a rocha, significa que, a vida da pessoa não é destruída e suas conquistas são preservadas.

- "A vida deve ser edificada nos ensinos de Cristo", nesse caso podemos entender como a vida espiritual, e a rocha aqui, são os ensinos de Jesus. Quando um cristão não tem sua vida edificada nos ensinos de Jesus, as crises da vida o abala, e muitos caem espiritualmente e se afastam do Evangelho.

- "Ele tem as palavras de vida eterna (Jo 6.68).", quando os discípulos afirmaram para Jesus que eles não o deixariam, por que só Ele têm as palavras de vida eterna, os próprios discípulos ainda não tinham compreendido a salvação, mas já sabiam que não poderiam deixar Jesus, e no caso, e entender seria para depois.

 

2. A Palavra de Deus é luz.

- "Significa que a Bíblia possui orientações para cada passo do nosso viver", a Bíblia não contém detalhes sobre declaração do Imposto de Renda, sobre compra e venda de programas piratas, sobre uso de drogas e etc. Mas os ensinos dela nos leva a tomar as melhores atitudes em relação a esses assuntos. As atitudes que Bíblia nos orientará, evitará que percamos nossos filhos para as drogas, para o crime, etc.

- "a luz das Escrituras dissipa a escuridão espiritual e nos conduz em segurança", quando uma pessoa está com dúvidas ou cercada pelas tentações que a escuridão do pecado que há no mundo proporciona, então a Palavra de Deus tem a luz que dissipa essas trevas do mundo secular.

 

3. A Palavra de Deus é imutável.

- "A Bíblia difere de outros livros porque seus ensinos são fidedignos e confiáveis, não erram e nem falham", quando fala que os ensinos bíblicos não erram, significa dizer que tudo que a Bíblia afirma ser, de fato é, por exemplo, se ela afirma que, "quem lançar mão da espada, pela espada morrerá", Mt 26.52, então numa aplicação para os nossos dias, de fato quem se utiliza de armas, acaba morrendo por uma arma. Sendo assim, a Bíblia não falha.

II - A BÍBLIA NOS TORNA PESSOAS SÁBIAS

1. O conceito de sabedoria.

- "a sabedoria reúne o conhecimento da verdade com a experiência do cotidiano", esses são dois pilares fundamentais da sabedoria: conhecimento e experiência, podemos acrescentar mais um, que é a "aplicação", se uma pessoa acumular conhecimento e experiência e ainda, se souber aplicar isso, então será reconhecido como sábio.

- "Nesse aspecto, o conhecimento sem a prática não produz sabedoria", em todo tempo, as Escrituras nos conduz a prática, sempre a Palavra de Deus nos exorta a aplicar os mandamentos na nossa vida. Ou seja, a Bíblia foi dada para nos tornar sábios.

2. Deus é a fonte da sabedoria.

- "Nesse sentido, todos que vivem de acordo com os preceitos da Palavra de Deus são considerados pessoas sábias", somos considerados sábios espirituais, assim como Daniel, talvez não tenhamos uma profundida filosófica e nem teológica, mas por conhecer o que acontece no mundo espiritual, e pelo temor a Deus, somos sábios espirituais.

3. O temor é o princípio da sabedoria.

...

4. Os benefícios da sabedoria.

- "Dentre eles, acumula conhecimento", o acúmulo de conhecimento é a essência da sabedoria, por isso, aquele que quer ser sábio deve buscar o conhecimento e se encher dele, lendo as Escrituras e livros, e não perder tempo com coisas banais, como redes sociais e outras coisas que tomam tempo e não acrescentam nada na nossa vida.

- "ganha almas", ganhar almas não é uma coisa simples, fazer a pessoa mudar do caminho do erro para o caminho da luz, é algo sobrenatural, é tão difícil que somente com a ação do Espírito Santo e com uma atitude da própria pessoa é que conseguimos ganhar alguém pra Cristo. É justo que aquele que ganha almas ser classificado como sábio.

III – A BÍBLIA E A PRUDÊNCIA PARA A VIDA

1. O conceito de prudência.

- "o termo hebraico arum é usado no sentido positivo para identificar uma pessoa sensata", nesse caso, o conceito bíblico para prudência é "sensatez", ou seja, é a pessoa equilibrada, sóbria, que age com cuidado e cautela.

- "e que synetos sugere avaliação que precede a ação", é a pessoa tomar o devido cuidado antes de agir, antes de abrir a boca para falar algo. Essa pessoa é considerada prudente.

2. A prudência dos justos.

- "e a prudência para agir corretamente", sendo assim a prudência está ligada a ação, é a característica necessária para se tomar atitudes. Inclusive para se falar alguma coisa o prudente pensa antes e toma a devida precaução.

- "Essas dádivas são aperfeiçoadas pela oração, leitura das Escrituras e comunhão com o Espírito Santo", vida cristã é movimento, não tem situação estagnada na vida com Deus, estamos em constante crescimento, por o crente não pode cessar de buscar a presença de Deus pela oração e leitura da Bíblia.

3. Os benefícios da prudência.

- "o autocontrole para não revidar ofensas", revidar uma ofensa, não resolve nenhum problema, somente gera mais ofensas. Quando a pessoa deixa de revidar, ela consegue acalmar uma contenda, restaurar relacionamentos com os pais ou com os filhos e até salvar o casamento.

Nesse tópico há uma série de benefícios para os prudentes, vale a pena enumerá-los com a classe e perguntar para os alunos, com qual desses benefícios cada um mais se identifica, e a medida que cada um for respondendo, pergunte o porque ele se identifica com esse benefício. Isso vai deixar a aula mais interessante e participativa. 

CONCLUSÃO

- "Nessa nobre tarefa, a imutável Palavra de Deus alumia o caminho que devemos trilhar.", para que a Bíblia verdadeiramente ilumine o nosso caminho, é preciso colocar os ensinos dela em prática na nossa vida. Exorte isso aos alunos.

- Faça a revisão.- Convide os alunos para a próxima aula.

- Corrija o questionário com a classe.

- Ore com a classe.

 

Para ajudar essa obra com contribuição de qualquer valor: Chave Pix (e-mail) livrariaportasabertas@gmail.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem