Lição 4/1º Trim 2022

ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 4/1º Trim 2022


AULA EM  DE 23 JANEIRO DE 2022 - LIÇÃO 4

(Revista CPAD)


Tema: A Estrutura da Bíblia

Texto Áureo: Lc 24.44


INTRODUÇÃO 

Professor(a), essa aula você deverá apresentar a estrutura da nossa Bíblia, na sua concepção básica: Antigo e Novo Testamento e pormenorizada: a classificação dos conjuntos de livros.

- "e se estrutura em Antigo e Novo Testamentos.", essa é a Bíblia cristã, a Bíblia judaica só tem o Antigo Testamento, pois para o judaísmo não existe a graça e eles não usam essa terminologia "Antigo Testamento".

- "Seus livros são divinamente inspirados e formam o cânon bíblico", o cânon é a relação dos livros que foram escolhidos tanto para o Antigo quanto para o Novo Testamento. As regras para se escolher os livros tinham como objetivo principal identificar quais eram os inspirados.


I - COMO A BÍBLIA ESTÁ ORGANIZADA 


1. Definição do termo Bíblia.

- "explica que o singular bíblia em latim revela uma unidade de pensamento e uma pureza", ou seja, por ser um termo único para todos os livros da Bíblia indica que todos fazem parte de uma unidade, um único livro que reúne uma coleção.


2. O Cânon da Bíblia.

- "o vocábulo “cânon” é empregado como “ norma” de avaliação para identificar os livros sagrados.", quando as autoridades do judaísmo foram escolher os livros sagrados para comporem o Antigo Testamento usaram o cânon, ou seja as normas, dessa forma só entraram  na relação os livros que atendiam a essas regras. Na verdade eles não fizeram um concílio para isso, pois não existiam muitos livros escritos.

- "Em vista disso, o termo “canônico” passou a designar os 66 livros aceitos como divinamente inspirados", O cânon que determinou os 66 livros da Bíblia foi escolhido no concílio de Hipona, realizado em 393 d.C., pela igreja Católica.


3. Os dois Testamentos bíblicos.

- "Ambos os termos têm o sentido de “aliança”, “ pacto” ou “concerto”", teologicamente o termo se refere às duas alianças de Deus com a humanidade, a aliança da Lei e a aliança do Sangue de Cristo, são pactos de Deus com o ser humano. O primeiro pacto foi no monte Sinai e o segundo no Calvário.

- "O termo “ Novo Testamento” foi usado para se referir ao cumprimento profético de Jesus como o Mediador da Nova Aliança", notamos com as referências, que Deus queria estabelecer um Novo Concerto que abrangesse toda a humanidade. Faltava apenas escriturar isso, como foi feito na Antiga Aliança. Os apóstolos e outros discípulos produziram os textos no século I e a igreja Católica se encarregou de determinar o cânon sagrado no concílio de Hipona

- "Essa expressão também passou a designar os escritos inspirados dos cristãos", quando a igreja do 4º século instituiu o concílio de Hipona, os livros inspirados já eram utilizados pelo povo de Deus, porém existiam muitos escritos de procedência duvidosa e narrativas questionáveis. O que a igreja da época fez foi determinar segundo um conjunto de regras (cânon) o que era inspirado e o que não era. 


 


II - O ANTIGO TESTAMENTO


1. Os Livros do Antigo Testamento.

- "Pentateuco (Lei): constituído por 5 livros de Gênesis a Deuteronômio;", foram escritos por Moisés e relatam a trajetória da humanidade desde o Éden até o surgimento do povo de Deus e estabelecem a Aliança da Lei.

- "Históricos: formado por 12 livros de Josué a Ester;", são livros que narram a história da nação de Israel, os feitos dos seus líderes e fatos importantes.

- "Poéticos: composto de 5 livros de Jó a Cantares de Salomão;", são livros que expressam fatos isolados que envolvem o Senhor e seus servos, e têm o objetivo de exaltar a majestade de Deus, possuindo também conteúdos proféticos acerca do Messias.


 

Vale a pena, fazer um exercício simples com os alunos: o(a) professor(a) cita o nome de um livro e os alunos dizem a sua categoria.


2. Canonicidade do Antigo Testa­mento.

- "a inspiração divina, que atesta-se o livro é inspirado pelo Espírito Santo", isso se observa pela análise do conteúdo, ao ler os livros inspirados pelo Espírito Santo e um outro que não tem essa inspiração é notória a diferença. Também pode se ter uma ideia pela data de produção do livro, como é o caso de muitos apócrifos que foram escritos no período inter bíblico.

- "reconhe­cimento do povo de Deus, que atesta se o livro era aceito como autêntico", no caso das cartas de Paulo, por exemplo, muitas igrejas usavam os conteúdos das cartas enviadas a outras igrejas e dessa formas elas era tidas como manual de doutrina da fé já no primeiro século.


3. Particularidades do Antigo Testamento.

- "chamado na Bíblia de língua de Canaã (Is 19.18)", esse idioma parece ter surgido na terra de Canaã e ao que tudo indica foi Moisés quem desenvolveu a escrita do idioma.

- "Algumas porções foram inscritas em aramaico, uma espécie de dialeto que deu origem à língua árabe", o aramaico era uma língua falada na região do Crescente Fértil, tendo surgido na Síria e era uma língua de muita influência na região, assim como o inglês hoje, por isso há porções no Antigo Testamento escritas em aramaico.


 

- "desde então, nada mais pode ser acrescido ao cânon do Antigo Testamento", os sacerdotes e escribas judaicos não deixaram ser acrescentado nada pelo simples fato de não verem surgir mais nenhum profeta literário após Malaquias que falasse em o nome do Senhor.


III – O NOVO TESTAMENTO


1. Os livros do Novo Testamento.

- "Evangelhos, que são os 4 livros de Mateus, Marcos, Lucas e João", sendo três chamados "sinóticos", Mateus, Marcos e Lucas, por serem semelhantes, foram produzidos a partir de um único documento, já o livro de João é de relato próprio. 

- "as Epístolas Gerais com 8 cartas de Hebreus a Judas", estas epístolas são chamadas de Gerais, por não terem sido endereçadas a um grupo, cidade ou pessoa específica, mas foram escritas para os servos de Cristo em geral.


2. Canonicidade do Novo Testamento.

- "desde o início os escritos falsos foram refutados pela Igreja", no Novo Testamento devido haver muitas pessoas letradas, ausência de guerras e uma quantidade muito grande de crenças obscuras, surgiram milhares de obras com pretensão de serem inspiradas por Deus. Diferente do Antigo Testamento em que havia poucos livros apócrifos escritos.

- "os primeiros cristãos adotaram a prática de leitura dos livros autorizados em suas reuniões", dessa prática surgiu a importância dada à Palavra na liturgia até aos dias de hoje. 

- "a Igreja Primitiva reconheceu e preservou os livros canô­nicos", os primeiros cristãos eram em grande parte judeus e a Igreja herdou do judaísmo esse cuidado com os escritos sagrados, preservando a fidelidade ao texto original nas cópias.


3. Particularidades do Novo testamento.

 

- "Algum as expressões, mesmo redigidas no vernáculo grego, possuem significado em aramaico", essas expressões, todas proferidas por Jesus, parecem ter transliterado do aramaico para o grego, e devido a importância delas, os escritores dos evangelhos deixaram elas na forma original como foram proferidas, em aramaico.


CONCLUSÃO

- Faça a revisão.

- Convide os alunos para a próxima aula.

- Corrija o questionário com a classe.

- Ore com a classe.


Para ajudar essa obra com contribuição de qualquer valor: Chave Pix (e-mail) livrariaportasabertas@gmail.com


Pr Delmir Monteiro 


 

Contato para TIRAR DÚVIDAS E ORIENTAÇÕES ou convite para palestras, aulas e pregações: (88)99818-1426( Whatsapp)


 

 

.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem